“É pelo jogo, pelo brinquedo, que crescem a alma e a inteligência.(...) Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar”. “Chateau”


GINCALCULANDO IV

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO NA GINCANA DE MATEMÁTICA 2011

ATENÇÃO

A DATA DA GINCALCULANDO IV MUDOU PARA DIA 18/11, ÀS 7:00 HS DA MANHÃ



6ª TAREFA RELÂMPAGO

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

GINCALCULANDO II

GINCALCULANDO II- vídeo

INTRODUÇÃO




Um bom profissional de qualquer área necessita dominar, em menor ou maior grau, a matemática. Não se trata da matemática abstrata cercada de seus teoremas e axiomas que está presente no pensamento dos matemáticos e que muito contribui para o avanço das idéias e aprimoramento das técnicas, mas a matemática escolar ministrada nos ensinos fundamental e médio.
MATEMÁTICA pode ser divertida e a resolução de problemas pode proporcionar momentos nada enfadonhos, pois ela pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, pois brincando também se aprende.
A Gincana de Matemática aconteceu no dia 17 de novembro de 2009, as 7:00 hs envolvendo alunos do Ensino Médio do colégio CIOMF do turno matutino e as 19:00 com os alunos do 3º ano do noturno e teve como finalidade desenvolver o raciocínio lógico matemático, humanismo e cidadania. Além de promover esse contato mais próximo com a Matemática de forma lúdica, as provas oportunizaram a vivência de situações que exigem solidariedade e companheirismo entre os alunos.










TAREFA
As tarefas foram divididas em duas etapas: As antecipadas citadas abaixo e as relâmpagos divulgadas no dia da culminância.
Tarefas antecipadas:


TAREFA 1: Arrecadação de alimentos não perecíveis;


TAREFA 2: Fraldas geriátricas: Albergue Bezerra de Menezes



Entrega das fraldas geriátricas pelos professores Naldeci e Josenildo, a coordenadora Vera e


um grupo de alunos representando toda a gincana.







TAREFA 3: Arrecadação de roupas e sapatos:




As roupas foram doadas as instituições: Caeb Brasil, Renascer, Escola do Quilo e Albergue Bezerra de Menezes .

















TAREFA 4: Mascote da equipe:





TAREFA 5: Caracterização do matemático PITÁGORAS;



TAREFA 6: Desfile com as formas geométricas:




















TAREFA 7: Grito de guerra: 




TAREFA 8: Paródia musical com o tema "A matemática no dia a dia":
Equipe Lilás
http://www.youtube.com/watch?v=SL251Aea-ZI
Equipe Verde
http://www.youtube.com/watch?v=3lFMaiYX9hU
Equipe Vermelha
http://www.youtube.com/watch?v=BcbkvPOUAOY

Equipe Amarela
http://www.youtube.com/watch?v=Mh5SbfrQ-os

TAREFA 9: Uma torta no formato geométrico com no mínimo 20 cm de altura, 30 cm de largura e 40 cm de comprimento:

TAREFA RELÂMPAGO; Uma das tarefas relâmpagos foi no laboratório de informática utilizando um produto hipermídia que foi o TUX MAT, no sistema operacional Linux. Um componente de cada equipe jogou e venceu quem teve melhor atuação.













PROCESSO
Os alunos foram divididos em quatro equipes de cores : Matutino: LILÁS, VERDE, VERMELHA E LARANJA. Noturno: VERDE, VERMELHA E LARANJA.Cada equipe do matutino foi composta  por alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e o noturno por alunos do 3º ano em quantidades aproximadamente iguais;
As tarefas antecipadas foram divulgadas com 3 semanas de antecedência da culminância;
As tarefas relâmpagos foram divulgadas durante a culminância da gincana  com tarefas surpresas , perguntas e respostas de matemática também envolvendo o raciocínio lógico.
Cada equipe teve o líder , o vice líder e os representantes de cada série envolvida, coordenando os trabalhos .
Na culminância foram apresentadas as normas da gincana e a ordem de apresentação das tarefas.
Tivemos também uma comunidade no orkut para esclarecimentos, dúvidas e sugestões entre alunos e os professores das séries envolvidas.












AVALIAÇÃO
A Gincana teve uma nota na disciplina de matemática , que somou com o provão composto dos assuntos estudados  da IV unidade para obtenção a média.
A gincana foi composta por jurados, professores da escola, que  avaliaram a apresentação das equipes em cada tarefa.




OBS: O aluno foi avaliado durante todo o processo antecipado e presencial da gincana por seus respectivos representantes e líderes. O aluno que não participou de nenhuma tarefa não recebeu pontuação.


CONCLUSÕES

 A Matemática é importante na nossa vida, que mesmo sem percebermos ela faz parte do nosso dia-a-dia e que para sabermos utilizá-la de forma adequada precisamos conhecê-la.  Os objetivos foram alcançados com satisfação,a maioria dos componentes das equipes participou com animação, competiu de maneira saudável e coletiva .E venceu a equipe que melhor desenvolveu suas tarefas! 

A equipe vencedora do Matutino foi a LILÀS.

A equipe vencedora do Noturno foi a VERMELHA.









Nenhum comentário:

Postar um comentário